Arnaldo Savegnago
Arnaldo Savegnago é um musicista e compositor erechinense.
Iniciou seus estudos musicais na Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel de Erechim RS, onde realizou todos os cursos pertinentes à música, entre eles: Teoria, Solfejo, Didática, História da Música entre outros e o Curso Completo de Violão.
Após, aperfeiçoou-se em violão erudito, com renomados concertistas e professores entre eles Henrique Pinto em São Paulo e Abel Carlevaro em Buenos Aires-Argentina, dando um novo impulso a sua música, racionalizando e disciplinando sua forma de tocar. Com estes, desenvolveu a técnica violonística, estudou Composição, Harmonia, Interpretação Violonística entre outros.
Possue experiências musicais no Brasil e no exterior. Realizou inúmeros recitais em solo de violão, em vários estados do Brasil entre eles, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Professor de Violão Clássico e Popular, Cavaquinho e Viola Caipira, em Erechim RS, e em Concórdia SC, no espaço Música e Arte Concórdia.
Em seu currículo constam mais de 500 obras autorais todas em partitura, nos mais diversos gêneros. Produziu e lançou dois discos em Vinil, onze CDs e um DVD gravado ao vivo na cidade do Poznan Polônia, por ocasião do encerramento da temporada musical naquela cidade. A maioria das obras gravadas são autorais.
Apresentações Internacionais pela Europa
Áustria
Na Áustria, em julho de 1992, Arnaldo Savegnago se apresentou com recitais em diversas cidades, entre elas Höchst, Fussach, Viktorsberg, Hitissau e em Gümmnften, na Suíça.
Na cidade de Dorbin Áustria, onde esteve em 1992, gravou, um Cd em Duo Violão e Harpa, a belíssima obra intitulada ENCANTAMENTOS, o sexto da carreira na ordem cronológica de lançamento.
Polônia
Em 2014, esteve se apresentando na Polônia, nas cidades de Bydgoszcz, Elblag, Byalistok, Lomza.
Em Poznan, gravou um DVD ao vivo com o Quinteto Musi’Art, em parceria com a orquestra de Câmara daquela cidade, sob a regência do mastro José Maria Florêncio.
Itália
Em apresentações pela Itália, no ano de 2019, esteve nas cidades de Enosud – Milão; Loolapaloosa de Milão, e na cidade de Trecate.
TRABALHOS FONOGRÁFICOS
Em 1976, gravação de um Vinil contém 12 faixas, com a Banda Os Cometas. Banda de animação de bailes e festas.
Em 1979, gravação de um Vinil contém 12 faixas com a Banda Los Bravos. Banda de animação de bailes e festas.
Era Digital Cds
1º. 1994 – Intitulado Arnaldo Savegnago Interpreta sua obras, contém 12 Obras.
2º. 1996 – Intitulado Arnaldo Savegnago Interpreta sua obras volume II, contém 16 Obras.
3º.1990 – Intitulado Arnaldo Savegnago interpreta os Melhores Classicos Populares, contem 17 obras.
4º. 2000 – Intitulado Grande Momentos do Violão, contém 16 obras.
5º. 2002 – Intitulado Violão Romantico, contém 16 obras.
2003 – Grupo Improviso, contém 13 obras.
6º.1994 – Intitulado Encantamentos, gravado na Áustria em duo com Harpa cromática, na ordem cronológica de lançamento, consta como o 6º.
7º. 2008 – Intitulado Alma Brasileira, contém 16 obras.
8º. 2010 – Intitulado Choro&EnCanto. Contém 14 obras.
9º. 2012 – Intitulado Brasileiríssimo, contem 13 obras.
10º. 2013 – Intitulado A magia do Natal em Solo de Cavaquinho. Contém 11 obras.
2014 – DVD gravado na Polônia, contém 13 obras.
Total de músicas gravadas 193 obras, sendo a maioria de sua autoria.
Realizou trabalhos em duo: com Piano, com Violino, com Flauta Tenor e transversal, com Clarinete, com Harpa (gravação realizada na Áustria), em trio com Violão e Cavaquinho, e em quarteto com Violão, Cavaquinho e Clarinete.
Atualmente coordena o Grupo de Choro denominado “ARNALDO SAVEGNAGO E NOVOS CHORÕES”, com o objetivo de realizar o resgate histórico deste gênero musical e divulgar suas obras no mesmo gênero, também coordena o DUO DEZ CORDAS, Violão e Violino, com o objetivo de divulgar suas obras originalmente compostas para esta formação.
Algumas obras foram executadas em várias cidades da Bolívia em várias cidades e nos Estados Unidos, pelo Concertista e Professor de Guitarra Boliviano, Marcos Puña.
Dentre suas obras destacam-se a composição dos Hinos dos municípios de Severiano de Almeida, Três Arroios e Mariano Moro.
Além de incentivar e formar novos talentos, Arnaldo vem motivando com sua técnica a formação de novos músicos, na região do Alto Uruguai, especialmente, e a convite, em outros municípios do Estado do RS e de Santa Catarina.
Arnaldo Savegnago é um músico de excelência, elogiado pelo seu trabalho por maestros renomados da Europa, que ao conhecerem o ritmo essencialmente brasileiro, o Choro, comentam para as plateias que se fazem presentes nos teatros magistrais, que é preciso ser um “virtuosi” para levar à apreciação das plateias, uma música de qualidade.
0 comments